O pré-candidato a deputado estadual, e vereador de Tubarão, Soratto (PL) promove o trabalho de inclusão com o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em alguns vídeos divulgados nas redes sociais, com o objetivo de inclusão social e respeito às pessoas com deficiência.
A ideia foi definida junto à coordenação da campanha a fim de promover interação com aquelas pessoas que, normalmente, não são vistas durante o processo eleitoral para definição das candidaturas. “Infelizmente nem todos os candidatos estão preocupados em garantir à comunidade surda sinalizante o acesso à informação sobre suas propostas”, ressalta a advogada e intérprete de Libras, Luciellen Lima, que é presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Tubarão.
Luciellen é mestre em Tradução e fundadora da Central de tradutores e intérpretes de língua de sinais (Cetils). A profissional, que comemora a iniciativa do vereador Soratto, argumenta que “há um grande público que precisa ser alcançado. Graças a movimentos históricos de lutas na garantia de direitos, hoje temos normativas que obrigam a inclusão da janela em libras nas campanhas eleitorais. Com certeza o candidato que tornar a sua comunicação acessível em Libras sai na frente”, orienta.
Mesmo que a legislação eleitoral não faça previsão de inclusão de Libras nos vídeos divulgados nas campanhas ou nas pré-campanhas pela internet, Soratto fez questão de orientar as equipes de produção de conteúdo para dar atenção a este tema. “O processo eleitoral prevê a apresentação do pré-candidato às pessoas. Temos obrigação de dar atenção a todos os públicos, especialmente àqueles colocados à margem do processo político”, analisa.